Ganhe muito dinheiro com a indústria de panificação, saiba como montar sua Padaria com pouco dinheiro e sem cometer erros, financiamento aprovado. Informações sobre financiamento para montar sua padaria, estudo sobre investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor da economia: Secundário.
Ramo de atividade: Indústria de panificação.
Tipo de Negócio: Pães em geral, doces, salgados, bebidas, etc.
Padaria
Mercado Padaria
Desde o início dos anos 90, as padarias estão se transformando em lindas lojas. Hoje em dia muitas padarias encontram-se num estágio de transição. Procurando adaptar-se à nova situação, elas podem ser confundidas: seria um mini-mercado, uma loja de conveniências, uma delicatessem, uma “boutique” de pães ou tudo isto misturado? Um pouco de cada um, esta é a realidade da “nova padaria”. Veja alguns tipos:
- Padaria tipo Boutique: localizadas em regiões com alto poder aquisitivo, concentradas em produtos próprios e importados. Sua quantidade não é representativa;
- Padaria de Serviço: localizadas em regiões centrais e ruas com grande circulação e concentração de lojas comerciais ou escritórios. Além dos produtos de padaria, confeitaria e rotisserie, oferecem serviços de bar, lanchonete, fast food, etc;
- Padaria de Conveniência: localizadas em bairros residenciais. Além dos produtos próprios como padaria, confeitaria, rotisserie e serviços bar, lanchonete, oferecem uma gama de produtos de conveniência, chegando algumas a oferecer cerca de 3.000 itens;
- Pontos Quentes: uma tendência européia onde a padaria abre uma filial, envia alguns tipos de pães já embalados e outros tipos de pães congelados (ou resfriados) para fazer assamento no ponto quente. Não há necessidade de grandes espaços pois não há setor de produção, e o de estoque é de reposição diária pela matriz, utilizando menor número de mão de obra.
Financiamento para montar padaria
Se você deseja em montar uma padaria e não tem recursos financeiros ou deseja aumentar o capital de giro, deixe seu contato no final dessa página em comentários par eu possamos entrar em contato para maiores informações. Agora leia o artigo completo para saber como montar uma padaria de sucesso sem cometer erros.
Localização ideal para sua padaria
Identificar o lugar certo para instalação de uma padaria requer do empreendedor a análise dos imóveis disponíveis no bairro, do poder aquisitivo da população local, do número de padarias existentes e da qualidade dos produtos oferecidos por elas.
O ideal é procurar uma área com alta densidade populacional ou grande fluxo de pessoas e carros. Deve-se dar preferência, a região central da cidade, a locais próximos aos terminais de ônibus, metrô ou táxi, isto porque muitas pessoas, no final do expediente, quando voltam para casa compram o pão e o leite diários.
Estrutura básica para sua padaria
A estrutura básica de uma pequena panificadora exige-se uma área de 60m2 a 100 m2 (de preferência com subsolo), dimensionada num projeto que alie praticidade, higiene rigorosa, espaço e local agradável para um atendimento diferenciado em relação aos concorrentes. Além disso, é bom lembrar que cuidados com iluminação e ventilação são imprescindíveis, e que a facilidade de acesso às prateleiras de mercadorias e aos frigoríficos são fundamentais.
Investimento necessário para abrir padaria
irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, este pode ser em torno de R$ 150 mil.
Equipamentos básicos para abrir padaria
fornos, amassadeiras, cilindros médio (para sovar a massa), batedeiras, modeladoras, divisoras de massas, utensílios para confeitaria, mini-forno, assadeiras, mini-modeladora, balanças, mesas com cadeiras, balcões, prateleiras, mesas de preparo, além é claro do móveis, utensílios e equipamentos da administração (computador, telefone etc..).
Funcionários para padaria
o número mínimo de funcionários deve variar em torno de 05 a 10 pessoas, compostos de uma equipe de produção, balconistas e caixa que trabalhem em turnos de 7 horas / dia.
Linha de produção de padarias
Por ser uma unanimidade, o pão é consumido em larga escala. Ele, o pãozinho francês de sal de 50 gr, representa 50% dos produtos panificados elaborados. No entanto, dependendo do grau de sofisticação do bairro em que vai ser instalada a padaria, o direcionamento e a personalização dos produtos oferecidos é uma necessidade. É aí que entram os outros pães como as baguetes, os pães de forma, integrais, hot dog, hamburguers, etc., produzidos em função da demanda local da panificadora.
De qualquer modo, importante mesmo para cativar o consumidor com pão quente a toda hora e atendimento de qualidade superior.
O produto deve sair em quantidades mínimas, várias vezes por dia. Os horários sugeridos são: 1ª remessa às 5 horas; 2ª remessa às 9 horas; 3ª remessa às 12:20 h, 4ª remessa às 15:30 min; 5ª remessa às 17:30 min.
Para a 1ª remessa de pães ser vendida às 5 horas, o empreendedor precisa estruturar a equipe de funcionários de modo a concluir um revezamento de pessoal que garanta produtividade e evite desperdício. Conforme o movimento e a clientela da padaria, o empreendedor pode remanejar estes horários e as quantidades de remessas. A produção de pães em cada remessa varia de 350 a 700 unidades, de acordo com o movimento. O setor industrial da empresa deverá trabalhar em dois turnos de 8 horas cada.
Algumas dicas para o sucesso da padaria
- Adquirir equipamentos modernos, capazes de produzir com alta qualidade e baixos custos operacionais, tornando seu produto competitivo no mercado;
- Manter o padrão de qualidade e uniformidade do produto;
- Observar os aspectos legais que envolvem o empreendimento, tais como registros e inscrições nos órgãos públicos pertinentes;
- Preparar-se para a condução do negócio através do desenvolvimento de suas habilidades gerenciais e da formação dos seus funcionários.
Legislação Específica, Entidades e Fornecedores para padaria
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento:
– LEI Nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– DECRETO-LEI Nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA.
Entidades e sites afins relacionadas a padaria
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária: http://www.anvisa.gov.br
ABIP – Associação Brasileira da Indústria e Confeitaria: http://www.abip.org.br
Como Montar Uma Padaria: http://www.cpt.com.br/Curso-Monte-Sua-Padaria
Equipamentos Para Padaria SIGMAQ: http://www.sigamaq.com.br
Equipamentos Para Padaria: http://www.equichomem.com.br
Curso de Padeiro OnLine: http://www.infomegashop.com.br/padeiro
Referências: Sebrae – Serviços de Apoio as Micros e Pequenas Empresas, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – São Paulo, Datafolha – Instituto de Pesquisas Grupo Folha, IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Wikipédia, Jornal Estadão, Jornal Folha de S.Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame, Revista Veja, MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, MMA – Ministério do Meio Ambiente, MME – Ministério de Minas e Energia, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização. |
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